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Planificação das aulas de Língua e Cultura Portuguesas

Ano Lectivo de 2008/09
-Área Consular de Zurique-

Tarefa : Exposição

Níveis : todos (sobretudo a partir de A2)
Tempo: +/- 30 aulas (+/- 90 h)
Tema : Ambiente
Subtema: o planeta Terra.

Competências gerais : conhecer o potencial das ciências da Terra e aplicá-lo eficazmente; desenvolver o conhecimento do mundo; desenvolver uma atitude pluridisciplinar pela consciencialização da importância das ciências na formação do indivíduo enquanto ser global e completo; saber utilizar a Língua como estratégia persuasiva na defesa/prevenção do património natural.

Competências pragmáticas: estruturar um texto; aplicar a mensagem a diferente tipologia de texto.

Competências comunicativas : exprimir uma opinião- concordar ou discordar/dúvida/certeza; introduzir um assunto; mudar de discurso; retomar assunto; enumerar; exemplificar; aludir; enfatizar; sintetizar; contar; concluir; consentir/proibir; saudar; formular votos; despedir-se; localizar no tempo e no espaço.

Principais Parâmetros a aplicar :
A2
(Caract.Geral) : é capaz de procurar e compreender informação do seu interesse em documentos simples; é capaz de relatar acontecimentos, actividades e experiências pessoais no domínio [privado] e educativo;

B1
(Caract.Geral) : é capaz de compreender os pontos principais de textos orais ou escritos sobre assuntos escolares e conteúdos curriculares...; é capaz de produzir textos simples , coerentes e coesos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal;

B2
(Caract.Geral) : é capaz de produzir textos sobre vários assuntos do seu interesse e relacionados com as suas áreas curriculares, com apresentação de pormenores e pontos de vista.

Critérios : escrever diferentes tipologias de texto (carta ; notícia; acta, relatório; resumo; reportagem; entrevista; diálogo/monólogo; descrição/narração; crónica, poesia,...); usar léxico variado, uso da pontuação ; reprodução de um texto por palavras próprias (paráfrase).

Dificuldades: estruturação textual ; encadeamento das ideias ; uso variado dos conectores; distinção essencial/pormenor; pontuação; compreensão e uso de terminologia mais específica; interferências da L2 ; ortografia.

Aspectos sócio-culturais (sugestões) :
Clima, os oceanos/os lagos/mares, as megacidades, os desastres naturais, os recursos naturais, os solos, a saúde, a vida animal e vegetal, o património mundial/nacional (monumental ou natural, por exemplo, a laurissilva da Madeira, a vinha do Pico, a Arrábida, Montesinho, Peneda Gerês, vale do Douro, vale do Guadiana, Sudoeste Alentejano, Sintra, Évora, Foz Côa, Batalha, agentes poluidores; perigos (efeitos de estufa, camada de ozono, aquecimento global); medidas de prevenção (a nível da política, cidadania e educação); protecção civil (fogos florestais, catástrofes naturais, nível de resposta), higiene ambiental (www.yearofplanetearth.org)

Avaliação : formativa e contínua, com estabelecimento de critérios precisos; 2 testes experimentais, segundo o modelo QuaREPE (4 partes); Avaliação da expressão oral : feita ao longo do ano.



Anexos
Competências comunicativas (sugestões)
. Saudar (Prod/Int.escrita): (Meu) caro (amigo/Pedro); Meus queridos (pais); Exmo Sr.

. Formular votos de saúde, felicidades (Prod/Int.escrita): etc: Estão todos bem? Como vai isso? Espero que estejas bem...; (Desejo-te) Felicidades!; Boa sorte!; Parabéns!;

. Despedir-se (Prod/Int.escrita): Até breve; Até à próxima!; um abraço!; Um beijo/Beijinhos/Muitos beijinhos de; (Com) os melhores cumprimentos;

. Expressar uma opinião- concordar/discordar/certeza: Eu acho/penso que, parece-me que, quanto a mim, na minha opinião, tenho a certeza que, concordo/não concordo com...; (não) estou de acordo com/discordo com, sem dúvida que, é claro/evidente/indiscutível que...

. Consentir/proibir: pode-se, é/não é permitido; deve-se/não se deve, é dever/obrigação de; é proibido, todos têm o direito de...

. Introduzir um assunto:Em primeiro lugar, em relação a, no que se refere a, antes de tudo...

. Mudar/retomar assunto: passo agora a, retomando, voltando a, como atrás se disse, como já mencionado...

. Enumerar: por um lado, por outro; uma coisa é...outra é, em segundo lugar, em seguida, de seguida, depois...

. Exemplificar: por exemplo, eis um exemplo, a título do exemplo...

. Aludir: como é sabido, todos sabem que, como é do conhecimento de todos...

. Enfatizar: note-se que, saliente-se que, aliás, é de referir/sublinhar que, não devemos esquecer que...

. Contar: primeiro, no princípio, mais tarde, entretanto, depois, nesse momento/no momento em que, até que, a certa altura, de repente, inesperadamente, subitamente...

. Sintetizar: em síntese/resumo, resumindo, para resumir, por outras palavras...

. Concluir: concluindo, para concluir, conclusão, enfim, bem...

Competências pragmáticas (tópicos e sugestões)

Relatório – introdução (espaço/tempo, sugestão breve do trabalho desenvolvido); corpo (desenvolvimento pormenorizado com as etapas de observação, o «como» e o «porquê» que conduzem à conclusão: opiniões do autor e propostas de resolução.

Notícia - título, lead, corpo.

Entrevista - tema, objectivos precisos.

Reportagem – título sugestivo, lead, desenvolvimento (com eventuais transcrições de afirmações feitas pelas pessoas contactadas), conclusão concreta com opiniões diluídas do repórter.

Resumo – ideias principais bem encadeadas, linguagem clara e concisa, ausência de repetições, de opiniões pessoais, de discurso directo, de expressões enfáticas ou acessórias.

Comentário – seleccionar os conteúdos pertinentes e avaliar criticamente; incluir obrigatoriamente referência às afirmações que se comentam; recorrer a refêrencias/citações de obras/textos; bem discriminados a introdução/desenvolvimento e conclusão.

Crónica – interpretar subjectivamente episódio banal do quotidiano, com recurso a linguagem na 1ª pessoa, expressiva, poética, com opiniões, reflexões e comentários do autor.

Sem comentários: